Dom-Paulo.gif

Deo per Crucem”

Ao Senhor pela Cruz

História

Dom Paulo Hipólito de Souza Libório foi o primeiro Bispo da Diocese de Caruaru. Nasceu em Picos, estado do Piauí, a 10 de outubro de 1913. Filho de Carlos de Souza Libório e de Maria Izabel Ferreira Libório. Ingressou no seminário de Teresina em 02 de fevereiro de 1929. Ao terminar, os estudos denominados “humanidades” e Filosofia, em 1935, viaja a Roma para cursar a Sagrada Teologia. Ordenado sacerdote aos 8 de abril de 1939 na Patriarcal Basílica de São João do Latrão. No dia seguinte presidiu pela primeira vez a Sagrada Eucaristia na Basílica de São Paulo.

De volta ao Brasil, em Teresina foi nomeado professor do Seminário, depois Diretor do Colégio Diocesano, reitor do Seminário e Vigário Geral da Diocese de Teresina. Eleito bispo da diocese de Caruaru pelo Papa Pio XII aos 15 de março de 1949. Sagrado bispo em 5 de junho de 1949, na Catedral de Teresina, no domingo de Pentecostes.

Dom Paulo tomou posse da Diocese de Caruaru em 15 de agosto de 1949 até 1959, quando foi transferido para a Diocese de Parnaíba no Estado do Piauí.