top of page

Bispo de Caruaru adverte católicos sobre consumo de bebidas alcoólicas em festas religiosas

Dom José Ruy publicou Exortação Episcopal em 15 de setembro, dia da Padroeira de Caruaru

Dom José Ruy publicando Exortação Episcopal

No intuito de cumprir a recomendação do Papa Francisco sobre bebidas alcoólicas em eventos religiosos, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo da Diocese de Caruaru, publicou uma Exortação Episcopal aos fiéis, que serve de aconselhamento e alerta para ser posto em prática na Diocese.



Momento da leiutura da Exortação

Durante a Missa Solene da Festa da Padroeira da Cidad, Nossa Senhora das Dores, celebrada na última sexta-feira (15), a Vossa Excelência Reverendíssima pediu para o Chanceler do Bispado, Pe. Aluízio Ricardo Aleixo, ler o documento que servirá de base para festas de padroeiros, eventos de pastorais e movimentos promovidos em nome da Igreja e de suas Paróquias e comunidades, a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas mesmas.



No documento, Dom José Ruy convoca ainda "a uma conversão pastoral e a colaboração de todos para que se cumpra o testemunho da fé".



Segue abaixo a Exortação na íntegra:

Exortação do Bispo Diocesano de Caruaru sobre consumo de bebidas alcoólicas


Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo da Diocese de Caruaru


Exortação do Bispo Diocesano de Caruaru sobre consumo de bebidas alcoólicas

Ao Clero Aos Párocos Aos Religiosos e Religiosas Novas Comunidades A todos os Fiéis Como propõe o Papa Francisco para toda a Igreja, depois de muito escutar, encaminho aos irmãos e irmãs um pedido: iniciar uma caminhada de conscientização de nossas comunidades a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas de padroeiros, eventos de pastorais e movimentos promovidos em nome da Igreja e de suas paróquias e comunidades. O povo brasileiro é alegre e gosta de festas. As festas expressam a alegria de estar junto, a amizade e a fraternidade. Em algumas comunidades, a festa se tornou tradição celebrada há muitos anos. As festas em honra aos padroeiros são uma riqueza imensa! A alegria do cristão não é artificial. Ela vem de dentro, do encontro do seu coração com o Amor Misericordioso de Cristo. Desta experiência vem a alegria do encontro com os Irmãos e Irmãs. No entanto, temos visto crescer o consumo de bebidas alcoólicas em nossas festas e que se tornam um contratestemunho, pois, prejudicam irmãos portadores da doença do alcoolismo, destroem o todo o trabalho da pastoral da sobriedade, envergonham as famílias, dão mau exemplo para jovens e adolescentes, hoje cada vez mais cedo usuários de álcool. Estragam o ambiente da festa com palavrões, obscenidades e até violência. Há motoristas que saem da festa embriagados, pondo em risco a vida e a imagem pública da Igreja. A infração da lei 11.705 do Código de Trânsito Brasileiro não é apenas um delito. O seu descumprimento resulta tantas vezes em sofrimento e dor para tantas famílias vitimadas. O Documento de Aparecida nos convida a abandonar com coragem as estruturas e práticas que não são evangelizadoras. O Evangelho adverte: “Cuidado com a embriaguez!” (Lc 21,34). E São Paulo aos Efésios recomenda: “Não vos embriagueis!” (Ef 5,18) Como Pai e Pastor desse rebanho do Povo de Deus que está nesta Diocese de Caruaru, por quem responderei diante do Senhor, cheio de amor paterno e zelo pastoral, venho, veementemente vos exortar a essa “conversão pastoral”, conforme o documento 104 da CNBB, a uma nova prática libertadora. Com meu reconhecimento e agradecimento por esta colaboração, saúdo e imploro bênçãos para todos. Dado e passado na Episcopal cidade de Caruaru junto a Cúria Diocesana, em 12 de setembro de 2023, sob o Nosso Selo e o Signo de Nossa Chancelaria.

Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFM Cap Bispo Diocesano de Caruaru

Baixe o Documento:

Exortação Episcopal de 15 de setembro de 2023
.pdf
Fazer download de PDF • 168KB

Assessoria da Diocese de Caruaru

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page