top of page

Festa de Sant'Ana em Gravatá: Dias de Fé e Devoção


Entre os dias 16 e 26 de julho, a Paróquia de Sant'Ana em Gravatá, PE, celebrou a festa de sua gloriosa Padroeira, a Senhora Sant'Ana. Os festejos tiveram início com a procissão da Bandeira e a imagem peregrina de Sant'Ana, que percorreu as principais ruas da cidade. O evento foi seguido do hasteamento dos pavilhões em frente à Matriz e Celebração Eucarística.

Entre os dias 17 e 25 de julho, a paróquia promoveu um novenário repleto de devoção. Todas as noites, os fiéis se reuniram para o terço e a ladainha da padroeira, seguidos pela Celebração Eucarística. Cada noite contou com a reflexão de um presbítero sobre o tema "Senhora Sant'Ana, mulher de oração e esperança". Essa escolha de tema remete ao Ano da Oração proposto pelo Santo Padre, Papa Francisco, que nos convida a "estar na presença do Senhor, escutá-lo e adorá-lo", em preparação para o Jubileu: Peregrinos da Esperança, a ser vivenciado no próximo ano.


A Senhora Sant'Ana é um exemplo de mulher de oração e esperança, inspirando os fiéis a seguir seu testemunho e a confiar na intercessão dela junto a Deus. A festa se tornou uma oportunidade de renovação espiritual e fortalecimento da fé entre os paroquianos.

No último dia do novenário, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Ruy, e, em seguida, a quermesse contou com a apresentação de William Sanfona, trazendo o ritmo do forró católico para animar os presentes.



O grande dia da festa, 26 de julho, começou com uma Solene Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Roque, às 10h. À tarde, houve adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. Uma multidão tomou as ruas da cidade para a procissão com as imagens de Sant'Ana e São Joaquim, que percorreu várias vias, encerrando-se na Praça da Matriz com a Celebração Eucarística final.


Foram dias de fé, louvor e agradecimento à Mãe da Mãe do Senhor, a Gloriosa Padroeira Sant'Ana, que há mais de duzentos anos abençoa o povo de Deus em Gravatá. A festividade reafirma a importância da devoção a Sant'Ana e a continuidade da tradição religiosa que une a comunidade em torno da fé e da esperança.




Jailma Barbosa e SERCOM e Paróquia de Sant'Ana

225 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page