Dedicação da Basílica de São João de Latrão

No dia 9 de novembro, a Igreja celebra a Dedicação da Basílica de São João de Latrão, a catedral do Papa enquanto Bispo de Roma, conhecida como a “mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo” (Omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput).
A basílica foi construída por ordem do imperador Constantino, no início do século IV, após a paz concedida à Igreja com o Édito de Milão (313). Foi dedicada ao Santíssimo Salvador, e, mais tarde, também a São João Batista e São João Evangelista, passando a ser chamada Basílica de São João de Latrão.
Durante séculos, esta foi a residência dos papas e o principal centro da vida eclesial. Nela se realizaram importantes concílios e celebrações litúrgicas. Apesar de ter sido várias vezes destruída e restaurada, a Basílica continua a ser um símbolo da unidade da Igreja e do vínculo espiritual que une todos os fiéis ao Papa, sucessor de São Pedro.
A celebração de sua dedicação ultrapassou os limites da cidade de Roma e se tornou festa litúrgica em toda a Igreja, como sinal de comunhão e amor pela Igreja de Cristo edificada sobre Pedro.
Celebrar esta festa é, portanto, mais do que recordar um edifício: é professar a fé de que a Igreja é o verdadeiro templo de Deus, formado pelas pedras vivas que são os batizados.
Oração:
Senhor, que quisestes habitar em vossa Igreja e a fizestes crescer como templo espiritual, concedei que, ao celebrarmos a dedicação desta basílica, sejamos também edificados como morada de vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.





