São Simão e São Judas Tadeu

No dia 28 de outubro, a Igreja celebra juntos São Simão, o Zelota, e São Judas Tadeu, dois dos doze Apóstolos de Jesus Cristo. Ambos foram chamados pessoalmente pelo Senhor para segui-Lo e anunciar o Evangelho, tornando-se colunas da Igreja nascente e exemplos de fidelidade até o martírio.
São Simão, o Zelota
O nome “Zelota” indica que São Simão provavelmente pertenceu a um grupo de judeus fervorosos e nacionalistas, conhecidos por seu zelo pela Lei e pela independência de Israel. Esse ardor, antes voltado para causas políticas, foi transformado por Cristo em zelo apostólico e amor à salvação das almas.
Após Pentecostes, Simão dedicou-se à evangelização, levando a Boa-Nova a diversos povos. Segundo antigas tradições, pregou no Egito, na Mesopotâmia e na Pérsia (atual Irã), onde teria se unido a São Judas Tadeu em sua missão e sofrido o martírio por causa da fé em Cristo.
São Judas Tadeu
São Judas, também chamado Tadeu, era primo de Jesus, filho de Maria Cléofas (irmã da Virgem Maria) e de Alfeu. É autor de uma das epístolas do Novo Testamento, a Carta de São Judas, um texto breve, mas de grande profundidade espiritual, no qual exorta os cristãos à fidelidade à fé e à perseverança nas provações.
Durante a Última Ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: “Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22). Essa pergunta revela seu desejo ardente de que todos conhecessem e amassem o Salvador.
Por sua intercessão em casos difíceis e desesperados, São Judas Tadeu é venerado em todo o mundo como o Padroeiro das Causas Impossíveis. Muitos fiéis testemunham graças alcançadas por sua poderosa intercessão.
O Martírio e o Culto
De acordo com a tradição, São Simão e São Judas evangelizaram juntos na Pérsia, onde enfrentaram forte perseguição e acabaram sendo martirizados no mesmo dia, selando com o sangue a fé que proclamaram.
Seus nomes estão unidos no Cânon Romano da Santa Missa, e as relíquias dos dois Apóstolos são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.
Oração
Ó gloriosos Apóstolos São Simão e São Judas, fiéis amigos de Jesus, vós que derramastes vosso sangue pela fé, olhai com bondade para nós e alcançai-nos de Deus a graça de sermos firmes na esperança e generosos na caridade. São Judas Tadeu, intercessor dos casos difíceis, rogai por nós! Amém.





