Dom Augusto de Carvalho

Para que sejam um

Brasão de Dom Augusto

História

Dom Augusto de Carvalho nasceu no povoado de Santa Maria, no Distrito de São José de Belmonte, a 26 de maio de 1917. Filho de Prudêncio Ivo de Carvalho e de Maria Alves da Silva Estudou na cidade de Floresta. Foi encaminhado para o Seminário São José na Diocese de Pesqueira, depois para o Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife onde estudou Filosofia e Teologia. Ordenado sacerdote aos 08 de dezembro de 1943 na Igreja Matriz de Floresta – PE.

Tomou posse da Diocese de Caruaru, em 11 de dezembro de 1959. Fundou o Seminário Diocesano. Comprou o Colégio Diocesano, antes se chamava Colégio Caruaru. Fundou a Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, onde formou gerações de professores. Além disso, construiu vários locais de acolhimento de pessoas pobres como as Casas das Conferências.

Dom Augusto foi o bispo do Nordeste que mais ordenou novos padres, além de ser o único a participar de todas as etapas do Concílio Vaticano II que deu um novo destino as ações pastorais da Igreja em todo o mundo. Em 1992, ao completar 75 anos de idade, comunicou a Sua Santidade, o Papa João Paulo II, que terminaria ali a sua missão de governante da Igreja na Diocese de Caruaru.