Dom Dino

Alegre na Esperança

Brasão de Dom Bernardino Marchió

História

Dom Bernardino Marchió, carinhosamente chamado de Dom Dino, nasceu em Busca, na Itália, a 06 de Setembro de 1943. Filho de Francesco Marchió e Giovanna Giordano Marchió. Ao terminar o estudo do primeiro grau menor, fez o segundo grau no Seminário em Saluzzo na Itália. No mesmo Seminário cursou Filosofia e Teologia e em Turim fez o curso de Pastoral Catequética. Ordenado Sacerdote na cidade de Busca em 29 de junho de 1968. Chegou ao Brasil em dia 31 de outubro de 1975.

Foi nomeado Bispo em 27 de Março de 1991 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em Palmares-PE, em 29 de Junho de 1991, tendo escolhido como lema episcopal “Alegres na Esperança”. Em Pesqueira, foi Bispo Coadjutor de 1991 a 1993 e Bispo Diocesano de 1993 a 2002.

Com o falecimento de Dom Antônio Soares Costa, o Papa João Paulo II nomeou Dom Bernardino novo Bispo Diocesano de Caruaru no dia 06 de novembro de 2002. O mesmo tomou posse no dia 12 de janeiro de 2003, exercendo até hoje, como muito zelo, este ministério. Atualmente é responsável pelo Centro de Recuperação de Drogados – Fazenda da Esperança.