top of page
< Voltar

São Narciso de Jerusalém, Bispo

Image-empty-state_edited.jpg

Neste dia, a Igreja recorda São Narciso de Jerusalém, um dos primeiros bispos daquela cidade santa, conhecido por sua vida de oração, pureza e extraordinária santidade. Ele nasceu por volta do ano 99 d.C., em uma época ainda marcada pela expansão inicial do cristianismo. Era um homem de profunda fé e sabedoria, admirado por sua vida austera e seu ardente zelo pastoral.


Um pastor exemplar


São Narciso foi eleito bispo de Jerusalém já em idade avançada, sucedendo a São Simeão II. Mesmo com sua idade, dedicou-se com vigor à condução do povo de Deus, promovendo a unidade e a pureza da fé em tempos difíceis, quando ainda existiam fortes perseguições e heresias. Sua vida foi marcada por milagres e sinais que atestavam sua íntima comunhão com Deus.


Um dos episódios mais famosos de sua vida conta que, em certa ocasião, durante a celebração da Vigília Pascal, faltou óleo para as lâmpadas do templo. São Narciso, confiante na providência divina, mandou que os diáconos usassem água em vez de óleo — e, milagrosamente, a água se transformou em óleo, iluminando toda a celebração.


Injustiça e perdão


Apesar de sua virtude, São Narciso foi injustamente acusado por pessoas mal-intencionadas. Para evitar escândalos, ele retirou-se para a solidão do deserto, entregando-se à oração e à penitência. Anos depois, as falsas testemunhas sofreram punições exemplares, e o povo reconheceu a inocência do bispo santo. Narciso foi então convidado a retornar a Jerusalém, onde reassumiu sua função episcopal, governando a Igreja com ainda mais humildade e sabedoria.


Um exemplo de santidade perseverante


Segundo a tradição, São Narciso viveu até os 116 anos, morrendo por volta de 216 d.C., como um verdadeiro ancião da fé. Sua longa vida foi testemunho de paciência, confiança em Deus e perdão. É lembrado como modelo de virtude episcopal, exemplo de pastor fiel e homem de oração.


Oração:

Senhor, que concedestes a São Narciso a graça da perseverança na fé e da pureza de coração, fazei que, sustentados por seu exemplo e intercessão, vivamos sempre na luz de Cristo e na caridade do Espírito Santo. Amém.

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2025 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page