top of page
< Voltar

São Vilibrordo

Image-empty-state_edited.jpg

São Vilibrordo, apóstolo da Frísia
Bispo e missionário – Século VIII


No dia 7 de novembro, a Igreja celebra a memória de São Vilibrordo, também conhecido como Vilibrordo de Echternach, um dos grandes missionários da Idade Média e considerado o apóstolo da Frísia (região que hoje abrange parte da Holanda, Alemanha e Dinamarca).


Nascido em 658, na Nortúmbria, atual Inglaterra, Vilibrordo foi confiado ainda criança aos cuidados do mosteiro de Ripon, onde recebeu formação monástica sob a direção de São Wilfrido, bispo de York. Com o passar dos anos, ingressou no mosteiro de Rathmelsigi, na Irlanda, onde viveu sob a regra beneditina e foi profundamente marcado pelo espírito missionário que animava 

os monges irlandeses da época.


Movido por esse ardor apostólico, Vilibrordo sentiu-se chamado a evangelizar os povos pagãos do continente europeu. Em 690, partiu com doze companheiros para a Frísia, região que ainda não conhecia o Evangelho. Sua missão foi apoiada por Pepino de Herstal, duque dos francos, que lhe concedeu proteção e recursos.


Pouco tempo depois, Vilibrordo viajou a Roma, onde foi recebido pelo papa Sérgio I, que o consagrou bispo missionário e lhe confiou o nome de Clemente. Retornando à sua missão, estabeleceu o centro de suas atividades em Utrecht, fundando igrejas, mosteiros e escolas, sempre com prudência e sabedoria, buscando converter os povos pela pregação e pelo testemunho de vida.


Em 698, fundou o célebre Mosteiro de Echternach, no atual Luxemburgo, que se tornou um farol de fé, cultura e civilização cristã em meio às terras bárbaras. A partir dali, irradiou-se uma intensa vida monástica e missionária que influenciou toda a Europa central.


São Vilibrordo faleceu em 739, com cerca de 81 anos, deixando um legado de fé e dedicação. Sua vida foi marcada pela humildade, pela caridade e pela firmeza na evangelização, sempre em comunhão com a Sé Apostólica.


O corpo do santo repousa no mosteiro de Echternach, onde até hoje é venerado, especialmente por ocasião da famosa Procissão de Echternach, tradição medieval que reúne fiéis em oração e penitência.


Oração:

Deus eterno e todo-poderoso, que fizestes de São Vilibrordo um incansável apóstolo das nações, concedei-nos, por sua intercessão, que, firmes na fé e zelosos na caridade, possamos também ser mensageiros do vosso Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2025 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page