top of page
< Voltar

São Francisco e Santa Jacinta Marto

Image-empty-state_edited.jpg

São Francisco e Santa Jacinta Marto

Pastorinhos de Fátima – Memória: 20 de fevereiro


No dia 20 de fevereiro, a Igreja celebra São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, os dois irmãos pastorinhos de Fátima, testemunhas da presença maternal da Virgem Maria e exemplos luminosos de santidade vivida na infância. Sua vida simples e breve tornou-se sinal profético de oração, penitência e amor a Deus.


Crianças escolhidas por Deus

Francisco (nascido em 1908) e Jacinta (nascida em 1910) eram filhos de família humilde, na pequena aldeia de Aljustrel, em Fátima, Portugal. Juntamente com sua prima Lúcia dos Santos, apascentavam ovelhas quando, em 1916, começaram a receber visitas do chamado Anjo da Paz, que os ensinou a rezar e a oferecer sacrifícios pelos pecadores.


No ano seguinte, em 1917, tiveram as célebres aparições de Nossa Senhora de Fátima, entre maio e outubro. Maria convidou as crianças à oração do Rosário, à penitência e à reparação pelos pecados do mundo, anunciando também mensagens que marcariam profundamente o século XX.


Espiritualidade própria de cada um

Embora unidos na mesma missão, Francisco e Jacinta viveram a experiência de maneira diferente:

  • São Francisco era contemplativo e silencioso. Seu maior desejo era “consolar Jesus”, profundamente tocado pela visão de Cristo ofendido pelos pecados da humanidade. Passava longos momentos em oração, especialmente diante do Santíssimo Sacramento.

  • Santa Jacinta, por sua vez, era sensível e ardorosa. Movida pelo amor às almas, oferecia sacrifícios com generosidade heroica, desejando colaborar para a conversão dos pecadores e a paz no mundo.

Sofrimento e oferta da própria vida

Pouco depois das aparições, os dois irmãos foram atingidos pela epidemia da gripe espanhola, que assolou a Europa entre 1918 e 1920. Mesmo doentes, continuaram oferecendo seus sofrimentos a Deus.


Francisco faleceu em 4 de abril de 1919, serenamente, após receber os sacramentos. Jacinta foi internada em Lisboa, onde sofreu com grande resignação e ofereceu tudo pela Igreja e pelo Santo Padre. Morreu em 20 de fevereiro de 1920, sozinha no hospital, como Nossa Senhora lhe havia anunciado.


Santidade reconhecida pela Igreja

Os dois irmãos foram beatificados em 2000 por São João Paulo II e canonizados em 2017 pelo Papa Francisco, tornando-se os mais jovens santos não mártires da história da Igreja.


Sua vida recorda que a santidade não depende da idade, mas da abertura do coração à graça. Eles mostram que oração, sacrifício e confiança em Maria são caminhos concretos de transformação do mundo.


São Francisco e Santa Jacinta Marto, rogai por nós.
Que seu testemunho nos ensine a rezar com simplicidade, a oferecer nossos sofrimentos com amor e a confiar sempre no Coração Imaculado de Maria.

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page