Diocese de Caruaru celebra 77 anos de evangelização no Agreste de Pernambuco
- Diocese de Caruaru - PE
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
“Quae Maiori Christifidelium” – Para o maior bem dos fiéis cristãos

Neste dia 7 de agosto de 2025, a Diocese de Caruaru celebra com alegria e gratidão os seus 77 anos de criação canônica, recordando sua rica história de evangelização, serviço pastoral e testemunho de fé no Agreste de Pernambuco. Criada pelo Papa Pio XII em 7 de agosto de 1948, por meio da bula Quae Maiori Christifidelium, a Diocese nasceu com a missão de responder aos desafios espirituais e sociais da região, promovendo uma Igreja viva e missionária.
Uma Igreja presente, atuante e próxima do povo
Ao longo dessas mais de sete décadas, a Diocese de Caruaru tem sido sinal do amor de Deus para milhares de fiéis espalhados por seus 19 municípios. Composta atualmente por 19 cidades, 39 Paróquias, 2 Quase-Paróquias, 6 Áreas Pastorais, diversas comunidades religiosas, pastorais, movimentos e organismos, a Diocese tem buscado, à luz do Evangelho e da Tradição da Igreja, promover uma pastoral cada vez mais próxima da realidade do povo e comprometida com a formação integral da pessoa humana.
Sob o pastoreio de seus bispos, desde o primeiro, Dom Paulo Hipólito, até o atual, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, a Diocese de Caruaru tem fortalecido sua identidade missionária e sinodal, promovendo o anúncio da Palavra, a celebração da fé e o serviço da caridade, com atenção especial aos pobres, aos jovens e às famílias.
Um marco espiritual: Nossa Senhora das Dores, padroeira
A proteção maternal de Nossa Senhora das Dores, escolhida como padroeira da Diocese, acompanha e inspira este caminho. Sua imagem, com o coração transpassado pela espada da dor, recorda que mesmo nas dificuldades, a fé permanece firme, oferecendo consolo, esperança e sentido à vida cristã.
A Catedral Diocesana, dedicada à Virgem das Dores, é o coração espiritual da Diocese, ponto de encontro do povo com seu pastor e sinal de unidade do rebanho diocesano.
Comunicar, celebrar e servir: missão permanente
Aos 77 anos, a Diocese reafirma seu compromisso com a missão de ser uma Igreja em saída, como desejava o Papa Francisco. Os projetos pastorais atuais, as ações de evangelização, os meios de comunicação e a formação permanente dos leigos e ministros são sinais de uma Diocese viva, que cresce e se renova a partir do Evangelho.
Gratidão e renovação do compromisso
Celebrar 77 anos é motivo de profunda gratidão a Deus e a todos os que fizeram e fazem parte dessa história: bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, lideranças leigas e todos os fiéis que constroem, com dedicação, a vida da Igreja particular de Caruaru. Que o lema da bula de criação da diocese, Quae Maiori Christifidelium – “Para o maior bem dos fiéis cristãos” – continue a orientar cada decisão, cada projeto e cada gesto de amor ao próximo.









Comentários