57° Semana das Comunicações Sociais: Falar com o Coração.

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Vivemos em mundo onde tudo é comunicação, pois ela está em todo lugar e permeia os relacionamentos humanos ou profissionais. E a Igreja também faz parte desse movimento de comunicação. Com o Concilio Vaticano II, a Igreja passa a assegurar a necessidade de utilizar a comunicação e o seus meios, que estão em qualquer espaço. E utilizando isso a Igreja também pode adentrar esses espaços para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

A Igreja Católica se preocupa em compreender melhor e refletir sobre o grande fenômeno da comunicação, existindo assim a Pastoral da Comunicação (Pascom), que surgiu para favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, levando a Igreja à profissionalização de comunicadores e a presença no ambiente digital e nas mídias de massa.

Nesse movimento surgiu em 1967 o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que é a celebração da união de todos os comunicadores e comunicadoras do mundo. E todo ano o Papa apresenta um tema diferente para ser refletido e discutido, e neste ano o tema é “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”.

A Semana da Comunicação tem inicio no dia 16 de maio e vai até o dia 21 de maio, dia da Ascensão do Senhor. Setores comunicativos da Igreja no Brasil promovem atividades on-line nos dias 16 e 18 de maio, transmitidas pelo canal da CNBB no YouTube. O Regional Nordeste II também promoverá uma live especial sobre o tema deste ano, com o Pe. Marcos Renildo, da Diocese de Palmeira dos Índios-AL, e Pe. Alixandre Carvalho, da Diocese de Patos-PB. Você pode acompanhar a transmissão a partir das 20h, abaixo: