Foto do escritorDiocese de Caruaru - PE

Diocese de Caruaru comemora 75 anos de história com programação especial nesta segunda (07)

Uma Missa em ação de graças com Rito de Ordenação presbiteral será realizada na Catedral de Caruaru

Na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, a Diocese de Caruaru celebrerá 75 anos de história. Em de novembro de 1944, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal, formou a comissão pró-bispado para prosseguir com encaminhamentos visando à criação do novo bispado. Com a aprovação do projeto de criação, o Papa Pio XII, em 07 de agosto do ano de 1948, através da Bula “Quae Maiori Christifidelium” erige canonicamente o novo bispado com sede na cidade de Caruaru.

A Diocese de Caruaru é marcada pelo pastoreio de cinco bispos ao longo de sua História: Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, nomeado pelo Papa Pio XII em 15 de março de 1949 e tornado primeiro bispo diocesano; Dom Augusto de Carvalho, segundo bispo diocesano, eleito bispo de Caruaru pelo Papa S. João XXIII; Dom Antônio Soares Costa, terceiro bispo, nomeado pelo Papa S. João Paulo II em 1993; Dom Bernardino Marchió, quarto bispo diocesano, nomeado pelo Papa S. João Paulo II em novembro de 2002, após o falecimento de Dom Costa; Dom José Ruy Gonçalves Lopes, quinto e atual bispo diocesano, nomeado para a Igreja Particular de Caruaru pelo Papa Francisco em julho de 2019.

A Igreja Particular de Caruaru continua construindo e vivendo a História, e nestes 75 anos sob o amparo maternal da Senhora das Dores, segue-se lançando as sementes do Reino neste chão jubilar composto por 19 municípios, 45 paróquias, 8 áreas Pastorais, 1 Quase-Paróquia, além dos Grupos, Movimentos e Pastorais que se tornam semeadores de verdadeira esperança.

Para celebrar esta data tão importante, uma programação especial será realizada nesta segunda-feira (07). As 12h, um videocast comemorativo será exibido nas redes sociais da Diocese de Caruaru, contando um pouco da história, com participação do Pe. Bartolomeu Félix, Pe. Adjaclécio Silva, Zezé da Comunidade Manain, e apresentado por Waltner, do Discípulo Amado. A partir das 14h, no Centro Pastoral Diocesano acontecerá uma Tarde de Espiritualidade para o Clero, seguido de um jantar festivo, também para o Clero. Finalizando a programação, o ponto mais alto será a Santa Missa pelos 75 anos da Diocese de Caruaru, na Catedral Nossa Senhora das Dores. Na ocasião, o Diác. Advanilson Fernando será ordenado sacerdote.

Para que todas as Paróquias se preparem para este dia histórico, a Comissão Diocesana de Pastoral e a Comissão Diocesana de Liturgia, preperaram um subsídio de um Tríduo Celebrativo, que comecará dia 4 de agosto. Você pode baixar abaixo.