top of page

Diocese de Caruaru celebra 13 anos de Ordenação Episcopal de Dom José Ruy

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • há 17 horas
  • 2 min de leitura
ree

Neste dia 7 de setembro de 2025, a Diocese de Caruaru se une em oração e gratidão a Deus pelos 13 anos de Ordenação Episcopal de seu Pastor, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., quinto Bispo Diocesano.


Uma vida entregue à Igreja


Dom José Ruy nasceu em 6 de agosto de 1967, em Feira de Santana (BA). Desde cedo, sentiu o chamado à vida consagrada e ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde abraçou a espiritualidade franciscana. Foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1993 e, ao longo de sua caminhada, exerceu diversas missões: pároco, formador, professor, diretor de colégio, capelão, ministro provincial, vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Salvador.


ree

Com sólida formação acadêmica, é bacharel em Teologia pela Universidade Católica do Salvador e possui pós-graduação em Teologia Moral pela PUC-SP. Também atuou como professor de bioética e moral social e integrou a Comissão Internacional para a Formação da Ordem dos Capuchinhos, em Roma.


Ordenação Episcopal e missão pastoral


Em 4 de julho de 2012, foi nomeado Bispo da Diocese de Jequié (BA) pelo Papa Bento XVI. Sua Ordenação Episcopal ocorreu em 7 de setembro de 2012, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, sob o lema “Ex Toto Corde” (De todo o coração), que sintetiza sua entrega total a Deus e à Igreja.


Durante sete anos, conduziu a Diocese de Jequié com zelo pastoral, atenção ao clero e proximidade com os fiéis. Em 10 de julho de 2019, o Papa Francisco o transferiu para a Diocese de Caruaru (PE), onde tomou posse no dia 21 de setembro do mesmo ano.


ree

Ministério em Caruaru


À frente da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy tem se destacado pela reorganização pastoral e administrativa, pela valorização da liturgia, pelo cuidado com as vocações e pela proximidade constante com o povo de Deus. Sua espiritualidade franciscana se manifesta na simplicidade e no acolhimento, ao mesmo tempo em que promove uma Igreja viva, missionária e em comunhão.


Em 9 de maio de 2025, Dom Ruy recebeu a afiliação à Ordem de Santo Agostinho, tornando-se confrade agostiniano. Esse gesto, somado à sua identidade franciscana, representa um sinal de comunhão espiritual, unindo duas tradições que enriquecem ainda mais sua vida e seu ministério episcopal.


ree

Ação de graças e oração


Celebrar este aniversário episcopal é reconhecer o dom que a vida e o ministério de Dom José Ruy representam para a nossa Diocese. Rezamos para que o Senhor continue a fortalecê-lo em sua missão de Pastor, concedendo-lhe saúde, sabedoria e ardor missionário.

Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e Senhora das Dores, Padroeira da Diocese de Caruaru, interceda por Dom José Ruy, sustentando-o em sua entrega generosa, “de todo o coração”, ao serviço do Evangelho e do povo de Deus.


ree

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2025 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page