Maio: O Mês de Maria

Atualizado: 8 de jun. de 2023

No mês de maio a Igreja celebra a devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus. Maria é modelo de obediência, mansidão, de discernimento, coragem na fé e de dedicação à vontade de Deus. Por isso, nós católicos, nutrimos uma profunda devoção pela santa Mãe de Deus e da Igreja, especialmente no Mês Mariano.

O Mês Mariano é celebrado em maio, fazendo com que durante todo o mês, haja devoções especiais para Maria. As formas pelas quais Maria é honrada em maio são diversas, assim como os fiéis que a honram. Normalmente as Paróquias incluem em suas atividades a oração do terço, preparam imagem de Nossa Senhora para fazer memória de nossa Mãe Santíssima.

Nossa Senhora apresenta inúmeros títulos. Eles provêm das devoções populares e aparições e são denominados conforme os dogmas marianos. Cada um dos títulos é a manifestação do cuidado de Maria com seus filhos, sempre atenta a atender com amor maternal a humanidade. Para nós brasileiros a devoção é voltada para Nossa Senhora Aparecida, ela que é padroeira do Brasil, existindo até um Santuário dedicado a este título. Mas falando a nível diocesano, nossa devoção é a Nossa Senhora das Dores padroeira da cidade e da Diocese de Caruaru.

Maria é exemplo de santidade, maternidade e feminilidade. Por isso, em maio também é celebrado o mês das mães, e ninguém melhor que a Mãe de Deus para ser exemplo de maternidade e amor para as mães de hoje. Olhando para a história da Igreja podemos encontrar mulheres santas conforme o exemplo de Maria. De fato, Maria é aquela que nos direciona a vontade do pai, afinal quem melhor que a Mãe de Jesus para levar a Deus nossas intenções?

Neste mês de maio existem formas para viver bem este tempo de devoção a Maria, uma delas é a oração do rosário, aonde os fiéis rezam por diversas intenções, pelas causas urgentes e por ela inúmeras graças são alcançadas. Em Maria as pessoas encontram consolo e, portanto, o mês de maio é um tempo favorável para cantar louvores, recitar orações e alcançar graças.

Tendo em vista o Mês Mariano e com a intenção de levar os devotos a uma experiencia de conhecimento e intimidade com Nossa Senhora, a Diocese de Caruaru irá promover o II Congresso Mariano Diocesano: THEOTÓKOS. O evento vai acontecer na cidade de Cachoeirinha no próximo domingo, 7 de maio, tendo inicio as 08h.

Confira abaixo a programação dos Mês Mariano em algumas Paróquias de nossa Diocese. (Novas programações das Paróquias serão adicionadas aos poucos).

Catedral Nossa Senhora das Dores Segunda a Sexta - 16h: Terço | 17h: Santa Missa Sábado - 16h30: Terço | 17h30: Santa Missa Domingo - 17h: Terço | 18h: Santa Missa Quartas com Maria: 19h: Meditação sobre os Dogmas Marianos
Paróquia São Paulo Apóstolo Segunda a Sábado - 19h: Santo Terço | 19h30: Santa Missa Domingo - 8h: Missa | 18h30: Santo Terço | 19h: Santa Missa Programação Especial: 07 a 13 de maio: Cerco de Jericó 20 de maio: Oração das 1000 Ave Marias (14h) 28 de maio: Pentecostes (14h às 20h - Colégio Jesuína) 31 de maio: Encerramento do Mês Mariano