top of page

Paróquia de Sant’Ana, em Gravatá, celebra sua padroeira com intensa programação de fé e devoção

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 17 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

Teve início na última quarta-feira (16) a tradicional Festa de Sant’Ana, padroeira da Paróquia localizada no município de Gravatá. Este ano, a celebração traz como tema “A exemplo de Sant’Ana, sejamos Peregrinos de Esperança”, em sintonia com o Jubileu do Ano Santo de 2025 convocado pelo Papa Francisco.

ree

A abertura aconteceu com a recitação do Terço, saindo da residência de um casal da comunidade, seguida da Procissão Luminosa até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. Henrique Benjamim. O momento também contou com o hasteamento dos pavilhões, marcando oficialmente o início das festividades.


Durante toda a novena, os fiéis são convidados a participar de momentos devocionais, celebrações eucarísticas, bênçãos especiais e atrações culturais. A cada noite, diferentes sacerdotes da Diocese presidem a Santa Missa, proporcionando à comunidade a riqueza da espiritualidade diocesana. A programação contempla ainda atividades como corrida, cavalgada, carreata, motocarreata, bênção de animais e ações voltadas para as famílias, crianças, jovens e idosos, reforçando o caráter comunitário e missionário da festa.


Destaques da programação:

  • Dia 18/07 (sexta-feira): Bênção dos crucifixos, com missa presidida pelo Pe. Advanilson Fernando.

  • Dia 19/07 (sábado): Celebração com as crianças e Lual Jovem com a Comunidade Santíssima Trindade.

  • Dia 20/07 (domingo): Corrida, pedalada da padroeira e missa das gestantes.

  • Dia 24/07 (quinta-feira): Tradicional Cavalgada de Sant’Ana.

  • Dia 26/07 (sábado): Encerramento solene da festa, com Celebração Eucarística presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., Bispo Diocesano, e procissão pelas ruas da cidade com a imagem de Sant’Ana e São Joaquim.


A cada noite, após a parte religiosa, a comunidade se reúne na quermesse paroquial, com apresentações culturais e espaço para convivência fraterna. A festa é também um momento de comunhão entre pastorais, movimentos, associações e comunidades, que assumem com alegria e zelo as diversas atividades organizadas pela paróquia.


Uma Festa que une fé, tradição e missão

A devoção a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus, é profundamente enraizada no coração do povo de Gravatá. A cada ano, a festa mobiliza toda a cidade e atrai visitantes de diversas regiões. Este ano, com o chamado do Papa Francisco para sermos “Peregrinos da Esperança”, a paróquia se une à Igreja Universal, vivendo este tempo jubilar como uma oportunidade de renovação da fé e do compromisso missionário.


A Paróquia convida todos os fiéis da Diocese de Caruaru a se unirem a esta festa, seja presencialmente ou em oração, para louvar a Deus pela intercessão de Sant’Ana, testemunha de esperança e fidelidade.


Confira a Programação:

ree

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2025 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page