Semana de Teologia 2025 refletirá sobre os desafios atuais das ciências à Teologia Moral
- Diocese de Caruaru - PE
- 28 de out.
- 2 min de leitura
Evento promovido pelo Instituto São João Crisóstomo acontecerá de 17 a 19 de novembro, no Centro Pastoral Diocesano, e contará com conferências, minicursos e celebrações

O Instituto São João Crisóstomo, da Diocese de Caruaru, promoverá de 17 a 19 de novembro, no Centro Pastoral Diocesano, a edição 2025 da Semana de Teologia, que terá como tema “Os desafios atuais das ciências à Teologia Moral”. O evento reunirá sacerdotes, religiosos, leigos, professores e pesquisadores para refletir sobre o diálogo entre fé, razão e ciência à luz da moral cristã.
O encontro contará com a assessoria do Padre Arturo Bellocq, sacerdote da Opus Dei, de Roma, doutor em Teologia Moral e especialista em ética teológica. Ao longo dos três dias, o sacerdote ministrará um ciclo de conferências que abordará temas como a evolução da teologia moral, a influência das ciências modernas sobre a ética cristã e os desafios contemporâneos à luz do Magistério da Igreja.
Entre as conferências programadas estão: “A teologia moral no início do século XX e as críticas à moral dos manuais”, “A teologia moral no Concílio Vaticano II”, “A Encíclica Humanae Vitae e a polêmica sobre a regulação da natalidade”, “A moral autônoma em contexto cristão” e “A Veritatis Splendor como resposta do Magistério à crise da teologia moral”. Também serão tratados temas como “A Sagrada Escritura como fonte da teologia moral”, “O amor na família segundo Amoris Laetitia” e “O discernimento moral: consciência e prudência”.
Além das conferências, os participantes poderão escolher entre quatro minicursos temáticos, que tratarão de questões atuais e desafiadoras:
Inseminação artificial, com o Prof. Me. Êndel Alvel Gomes de Oliveira;
Ideologia de gênero, poliamor e propostas pastorais, com o Prof. Me. Pe. Nivaldo Magela de Almeida Rodrigues;
Administração do Batismo a filhos de casais homoafetivos, com o Prof. Dr. Pe. Thiago Fellipe Lopes da Costa;
A manutenção da conjugalidade como antídoto ao “fim do amor”, com Willams Silva, missionário da Comunidade Restauração.
A programação inclui também momentos de espiritualidade e convivência, como a Santa Missa presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo Diocesano de Caruaru, além de grupos de estudos e espaços de diálogo entre os participantes.
As inscrições poderão ser realizadas entre 7 e 31 de outubro de 2025, com o valor de R$ 120,00, que dá direito ao certificado de 20 horas e ao almoço durante os dias do evento. As vagas são limitadas e cada pároco poderá inscrever até dois paroquianos com curso superior completo em qualquer área do conhecimento.
Mais informações e inscrições clique no botão abaixo:









Comentários