Terra da Romaria celebra com fé e alegria a reabertura da Matriz e a festa do padroeiro
- Diocese de Caruaru - PE
- 17 de jul.
- 2 min de leitura

De 17 a 26 de julho de 2025, a Paróquia de São Joaquim, em São Joaquim do Monte (PE), vive dias de intensa fé, devoção e celebração com a tradicional Novena e Festa do Padroeiro São Joaquim. Este ano, com um motivo ainda mais especial: a reabertura da Igreja Matriz de São Joaquim, marco espiritual e histórico da cidade.
A programação tem início no dia 16 de julho (quarta-feira), com a celebração de reabertura da Igreja Matriz. A partir das 19h, haverá a oração do Santo Terço e procissão com o Estandarte do Padroeiro, saindo da residência do casal Jaffson e Marcela, no bairro próximo ao Centro Educacional Frei Damião. A chegada à Matriz marcará a solene abertura das portas e bênção da igreja, seguida de Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Leonardo Bezerra do Nascimento.
Tema 2025: “São Joaquim, modelo de esperança para os nossos dias”
Inspirados pelo Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança, o tema da festa deste ano convida os fiéis a olharem para São Joaquim como modelo de fé perseverante e esperança viva, especialmente diante dos desafios contemporâneos. No convite à comunidade, o pároco expressa:
“Vivamos de fato, iluminados pelo testemunho do Venerável Frei Damião de Bozzano, uma comunidade verdadeiramente fiel e de amor.”
A cada noite da novena, entre os dias 17 e 25 de julho, a comunidade contará com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas com padres convidados e um espaço especial de convivência: as tradicionais quermesses temáticas, com comidas típicas como cachorro-quente, coxinha, torta salgada e muito mais.
No sábado, 26 de julho, dia dedicado a São Joaquim, a programação inicia às 6h da manhã, com repique de sinos e alvorada festiva com a Banda Musical Aba da Serra. A Missa Solene das 10h será presidida por Dom Zenilson Tibúrcio da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Caruaru). À noite, haverá a tradicional procissão pelas ruas da cidade, encerrando-se com a Missa campal às 19h, presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., bispo da Diocese de Caruaru.
Homenagens e Memória
Durante os dias da novena, a paróquia também recorda com carinho e gratidão os homenageados póstumos da festa, como Dona Menininha, Dona Zeza, Dona Helena Quintino e tantas outras figuras marcantes da comunidade. Também serão homenageadas em vida Dona Aline e Sebastião Vaqueiro, reconhecidos por sua dedicação à fé e à comunidade.
A Paróquia e o Padroeiro
A Paróquia de São Joaquim, conhecida como a “Terra da Romaria”, é um dos centros de fé mais significativos da Diocese de Caruaru, sendo também um dos polos de devoção ao Venerável Frei Damião de Bozzano, que evangelizou o Nordeste com fervor missionário.
São Joaquim, pai da Virgem Maria, é celebrado como exemplo de fidelidade e ternura na vida familiar, sendo também patrono dos avós e idosos.
A comunidade se une na oração tradicional da festa, pedindo:
“Ó Deus eterno e Todo-poderoso, que escolheste São Joaquim como exímio protetor e intercessor, dai-nos a graça de imitá-lo em sua vida santa...”
Veja a programação da Festa:

Comments