top of page

Diocese de Caruaru recorda os 5 anos do falecimento de Dom Henrique Soares: “Um farol a iluminar a vida de tantos cristãos”


Hoje, 18 de julho, a Diocese de Caruaru une-se à Igreja no Brasil para recordar os cinco anos do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE), falecido em 2020, aos 57 anos, vítima da Covid-19. Sua morte prematura comoveu o país, mas sua presença continua viva, irradiando luz por meio de suas pregações, textos e testemunho de vida cristã.


Uma vida consagrada à verdade do Evangelho

Natural de Penedo (AL), Dom Henrique nasceu em 11 de abril de 1963. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário de Maceió e concluiu o mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1992, exercendo fecundo ministério como professor, formador e pregador.


Em 2009, foi nomeado bispo auxiliar de Aracaju por Bento XVI e, em 2014, tornou-se bispo diocesano de Palmares (PE), onde conquistou o carinho do povo e a admiração do clero por seu ardor missionário e doutrina firme. Dom Henrique se destacou como uma voz profética que soube unir fidelidade à Igreja e capacidade de diálogo com o mundo.


Mesmo após sua partida, suas homilias continuam sendo fonte de alimento espiritual para milhares de fiéis. Nas redes sociais e canais de vídeo, suas palavras ainda ressoam, catequizam, consolatam e inflamam os corações com a beleza da fé católica.


Um legado que permanece

Em mensagem especial, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo diocesano de Caruaru, recordou com carinho a data:


“Realmente, o dia 18 de julho é uma data inesquecível, não apenas para os amigos e familiares de Dom Henrique Soares da Costa, mas também para a Igreja no Brasil. Dom Henrique é aquele tipo de bispo que faz muita falta, não apenas pela sua morte precoce, mas sobretudo pelo conteúdo, beleza e profundidade de suas pregações. Ainda hoje, suas palavras continuam a acalentar corações e catequizar pessoas. Ele permanece vivo na memória, na alma e na vida da Igreja.”

Dom Ruy também relembrou que, na ocasião da morte de Dom Henrique, a Diocese de Caruaru publicou uma oração de súplica pedindo sua futura beatificação. “Sabemos que a Igreja só abre um processo de beatificação após cinco anos, como forma de discernimento e prudência. Mas já recebemos muitos testemunhos de graças e até um possível milagre em Maceió, estado natal de Dom Henrique, envolvendo uma médica que teve seus exames alterados após rezar a novena”, relatou.


Caminho de santidade

A memória de Dom Henrique Soares já se tornou, para muitos, um sinal claro de santidade. “Cada santo reconhecido pela Igreja nos recorda que todos nós podemos ser santos, não por virtuosismo ou mérito próprio, mas pela graça de Deus. Dom Henrique foi esse cristão, esse bispo e esse amigo que continua sendo um farol a iluminar a vida de tantos cristãos. Louvamos a Deus por sua fé, suas virtudes e inteligência. Que do Reino dos Céus, ele interceda por toda a Igreja no Brasil”, concluiu Dom Ruy.


Comments


bottom of page