Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula
- Diocese de Caruaru - PE
- há 2 dias
- 2 min de leitura

No dia 2 de agosto, a Igreja celebra Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula , devoção intimamente ligada à vida e espiritualidade de São Francisco de Assis . Esta memória mariana tem origem em uma pequena capela situada nos arredores de Assis, chamada Porciúncula (pequena porção), considerada o berço da Ordem Franciscana.
A Capela da Porciúncula
A capelinha da Porciúncula foi construída no século IV e restaurada por São Francisco por volta de 1208. Ali ele fundou a Ordem dos Frades Menores e ali também faleceu em 1226. Era o lugar que mais amava e o considerava "o mais santo lugar da Terra", após o Calvário.
Foi nesse local que São Francisco compreendeu seu chamado definitivo à vida evangélica, vivendo em total pobreza, fraternidade e dedicação à pregação da paz e penitência.
A Indulgência da Porciúncula
Segundo a tradição, São Francisco teve uma visão de Jesus e Maria na capela da Porciúncula, na qual lhe foi concedida a graça de obter uma indulgência especial para todos que, arrependidos e confessados, visitassem a capela no dia 2 de agosto. Essa indulgência foi mais tarde confirmada pelo Papa Honório III e estendida às igrejas franciscanas e, posteriormente, a outras igrejas do mundo.
Essa indulgência é conhecida como o "Perdão de Assis", e até hoje, no dia 2 de agosto, os fiéis podem recebê-la sob as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística, oração pelo Papa e visita a uma igreja paroquial ou franciscana.
Mensagem Espiritual
A festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula nos recorda o valor da misericórdia, do perdão e da reconciliação. É um convite a confiar na intercessão de Maria Santíssima e na graça do perdão de Deus, especialmente através da vida sacramental e da conversão sincera.
Comentarios