top of page

Santa Lídia de Tiatira

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 3 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Neste dia 3 de agosto, a Igreja celebra Santa Lídia de Tiatira , uma das primeiras cristãs da Europa a se converter ao cristianismo e a acolher São Paulo em sua casa.


Quem foi Santa Lídia?


Santa Lídia aparece no Novo Testamento, mais precisamente nos Atos dos Apóstolos (At 16,13-15). Ela era uma comerciante de púrpura (um tecido de alto valor), natural da cidade de Tiatira, na Ásia Menor, mas residia em Filipos, na Macedônia. Era uma mulher temente a Deus, de coração aberto à fé.


Durante a segunda viagem missionária de São Paulo, ele encontrou Lídia às margens do rio, onde ela participava de uma reunião de oração. Ao ouvir a pregação de Paulo, Lídia teve o coração tocado por Deus e pediu o batismo, tornando-se a primeira europeia a se converter ao cristianismo. Com grande hospitalidade, acolheu os missionários em sua casa, que se transformou em uma espécie de “igreja doméstica”.


Um exemplo de fé e generosidade


Lídia é venerada como modelo de hospitalidade, coragem e compromisso com o Evangelho. Sua abertura à Palavra e disposição em ajudar os apóstolos são lembradas como exemplos de fé ativa e concreta.


Embora se saiba pouco sobre sua vida posterior, sua figura permanece como símbolo do papel das mulheres na propagação da fé desde os primórdios da Igreja.


Oração a Santa Lídia

“Santa Lídia, mulher fiel e generosa, que abriste teu coração à Palavra de Deus e acolheste os apóstolos com amor e hospitalidade, intercede por nós. Que sejamos também dóceis ao Espírito Santo e generosos na missão de evangelizar. Amém.”

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page