Natividade de São João Batista
- Diocese de Caruaru - PE
- 24 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

Hoje a Igreja não celebra apenas um santo — celebra um nascimento extraordinário, o de São João Batista, o Precursor do Messias, aquele que veio preparar o caminho do Senhor!
Enquanto a maioria dos santos é lembrada no dia de sua morte, João Batista é um dos únicos, junto com Jesus e Maria, cujo nascimento é celebrado com solenidade. Isso porque ele foi santificado ainda no ventre de sua mãe, Isabel, ao ouvir a saudação de Maria. João estremeceu de alegria antes mesmo de ver a luz do mundo — foi escolhido, ungido e enviado para anunciar o Reino.
Breve história:
Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, João nasceu quando seus pais já eram de idade avançada — fruto de uma promessa divina. Viveu no deserto, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre, vestido com pele de camelo. Sua pregação era um convite à conversão:
“Endireitai o caminho do Senhor!”
Foi ele quem batizou Jesus nas águas do Jordão, reconhecendo-O como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Pagou com a vida a fidelidade à verdade, sendo decapitado a mando de Herodes por denunciar o adultério do rei.
Significado espiritual:
João é o elo entre o Antigo e o Novo Testamento, o último dos profetas e o primeiro dos mártires. Ele nos ensina a humildade (“É necessário que Ele cresça e eu diminua”), a fidelidade à missão, e a coragem de anunciar a verdade, ainda que isso custe tudo.
Curiosidades:
A data de seu nascimento (24 de junho) ocorre exatamente seis meses antes do Natal, seguindo o relato evangélico de que ele nasceu seis meses antes de Jesus.
É padroeiro dos pastores, dos costureiros, e em muitas regiões do Brasil, é festejado com alegria nas tradicionais festas juninas.
Seu nome significa “Deus é misericordioso”.
Oração a São João Batista:
Ó glorioso São João Batista,
voz que clama no deserto, preparai nossos corações para acolher o Senhor.
Dai-nos a graça de anunciar a verdade com coragem e viver a humildade com fidelidade.
Vós que fostes santificado no seio materno, rogai por nós, para que também sejamos cheios do Espírito Santo.
Amém!








Comentários