top of page

Santa Helena

A mãe do imperador que encontrou a Cruz de Cristo

ree

No dia 18 de agosto, a Igreja celebra Santa Helena, mãe do imperador Constantino e uma das figuras mais queridas da devoção cristã antiga, conhecida principalmente por ter descoberto a verdadeira Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Helena nasceu por volta do ano 255, provavelmente na Bitínia (atual Turquia) ou na Dalmácia, em uma família humilde. Sua vida mudou quando se casou com Constâncio Cloro, um oficial romano que mais tarde se tornou imperador. O casamento foi desfeito por razões políticas, mas Helena permaneceu próxima de seu filho, Constantino.


Em 312, após vencer a batalha da Ponte Mílvia, Constantino atribuiu sua vitória ao Deus dos cristãos e, no ano seguinte, concedeu liberdade de culto a todos os cristãos por meio do Édito de Milão. Helena, já cristã fervorosa, usou sua influência imperial para promover obras de caridade, ajudar os pobres e favorecer a Igreja nascente.


Já idosa, Helena empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Lá, orientada pela tradição local, mandou escavar o monte Calvário e encontrou a Cruz em que Jesus foi crucificado, junto com os cravos e outros instrumentos da Paixão. Mandou construir basílicas em Belém (local do nascimento de Cristo) e no Santo Sepulcro (local de sua morte e ressurreição).


Santa Helena faleceu por volta do ano 330, deixando como legado um exemplo de humildade, generosidade e devoção ardente aos mistérios da fé. É considerada padroeira dos arqueólogos, dos fabricantes de agulhas e das cidades que levam seu nome.


Frase bíblica para meditação:

"Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mt 6,21)

Oração:

Santa Helena, que encontrastes a Cruz gloriosa de Nosso Senhor, ajudai-nos a viver com amor o mistério da salvação, carregando a nossa cruz de cada dia com paciência e fé. Amém.

Comments


bottom of page