NOVO BISPO DA DIOCESE DE SALGUEIRO (PE), MONSENHOR JOSÉ VICENTE, TOMARÁ POSSE EM JULHO

A Diocese de Salgueiro (PE) celebrará no dia 1º de julho a posse do seu segundo bispo, o monsenhor José Vicente Pinto de Alencar Silva. A cerimônia, que deve reunir fiéis leigos e leigas, membros do clero, religiosos e religiosas, e autoridades civis não apenas da Igreja sertaneja, mas do território da CNBB Nordeste 2, será realizada na Catedral Santo Antônio.

A data da posse do futuro dom José Vicente foi divulgada no fim de março pela Nunciatura Apostólica. O órgão da Santa Sé no Brasil já havia confirmado a Missa de Ordenação Episcopal do sacerdote para o dia 3 de junho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, na cidade do Crato (CE), às 17h.

Sucessão

Monsenhor José Vicente recebe solidéu e cruz peitoral do seu antecessor na Diocese de Salgueiro (PE) e atual bispo do Crato (CE), dom Magnus Henrique | Foto: Pascom Crato

Monsenhor José Vicente foi nomeado bispo de Salgueiro, no dia 29 de março, pelo Papa Francisco. Com 65 anos de idade, sendo 29 deles dedicados ao sacerdócio, o presbítero é pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha e Vigário Geral da Diocese do Crato.

O novo bispo da Igreja pernambucana vai suceder dom Magnus Henrique Lopes, que foi transferido de Salgueiro para o Crato em janeiro de 2022. Como sinal de unidade e de transição do pastoreio, o bispo da diocese cearense presenteou monsenhor José Vicente com um solidéu e uma cruz peitoral.

“Manifestamos a acolhida filial do clero e de todo o povo de Deus desta amada e jovem diocese ao seu bispo eleito. Vivemos o presente com alegria e olhamos para o futuro cheios de esperança. Temos certeza que o episcopado de dom José Vicente será um grande Kairós de Deus no chão de nossa diocese” afirmou o administrador diocesano de Salgueiro, padre José Gilson da Costa.

Trajetória

Natural da cidade do Crato (CE), padre José Vicente nasceu no dia 2 de janeiro de 1958. Ingressou no Seminário Diocesano São José, na sua terra natal, aos 28 anos de idade e recebeu sua ordenação das mãos de dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo daquela circunscrição, em 22 de janeiro de 1994.

Uma vez ordenado, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Suas habilidades de liderança logo foram percebidas e em 15 de janeiro de 1995 foi nomeado vice-reitor do Seminário São José e, 11 meses depois, em 24 de dezembro, reitor. Em 2002 foi enviado para Roma onde viveu por sete anos e concluiu mestrado em Ciências da Educação e Direito Canônico.

De volta ao Brasil, em 2008, exerceu o cargo de professor no Seminário Diocesano São José e na Faculdade Católica do Cariri, com sede no Crato. Logo após, se instalou na paróquia onde iniciou sua missão, permanecendo como pároco de 10 de julho de 2010 até a presente data, quando se tornou segundo bispo da Diocese de Salgueiro.

No dia 20 de julho de 2021 foi eleito pelo Colégio dos Consultores de sua diocese natal para a função de administrador diocesano, dada a transferência do, hoje, arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira, então sexto bispo do Crato.

Com informações da Pascom Salgueiro
Foto de capa: Pascom Crato