top of page

Santa Brígida da Suécia (23-07)

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 23 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Padroeira da Suécia e co-padroeira da Europa

Santa Brígida nasceu no ano de 1303, na Suécia, em uma família nobre profundamente cristã. Desde jovem, foi agraciada com visões místicas de Cristo e da Virgem Maria, experiências que marcaram toda a sua vida espiritual e influenciaram sua obra. Casou-se com Ulf Gudmarsson, com quem teve oito filhos, entre eles Santa Catarina da Suécia. Mesmo vivendo a vocação matrimonial, Brígida já manifestava grande zelo pela fé e profunda vida de oração.


Após a morte de seu esposo, retirou-se para um mosteiro e passou a viver uma vida de penitência e contemplação. Fundou a Ordem do Santíssimo Salvador, conhecida como as Irmãs Brigidinas, com base em regras que lhe foram reveladas nas visões que recebia do próprio Cristo. Embora sua sede ficasse no mosteiro de Vadstena, na Suécia, a Ordem se espalhou por várias regiões da Europa.


Brígida também desempenhou um importante papel no cenário político e eclesial da época. Viveu por muitos anos em Roma, onde trabalhou em prol da unidade da Igreja e da reforma do clero, sendo voz profética e corajosa diante de autoridades. Suas revelações místicas, compiladas em obras como o Livro das Revelações Celestes, tiveram ampla difusão e influência espiritual.


Santa Brígida faleceu em Roma, no dia 23 de julho de 1373. Foi canonizada em 1391 pelo Papa Bonifácio IX. Em 1999, o Papa São João Paulo II a proclamou co-padroeira da Europa, ao lado de Santa Catarina de Sena e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), reconhecendo sua santidade e contribuição para a Igreja no continente europeu.


Oração:

Santa Brígida, que foste fiel a Cristo em meio às alegrias e dores da vida familiar e religiosa, ensina-nos a buscar com ardor a vontade de Deus. Intercede por nós para que sejamos instrumentos de paz, justiça e unidade na Igreja e no mundo. Amém.

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page