top of page

Santa Joana Francisca de Chantal

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 12 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

No dia 12 de agosto, a Igreja celebra Santa Joana Francisca de Chantal, viúva, mãe, religiosa e fundadora da Ordem da Visitação de Santa Maria, ao lado de São Francisco de Sales. Seu testemunho é de profunda confiança em Deus, coragem diante das perdas e caridade para com todos.


Infância e vida familiar


Joana Francisca Frémyot nasceu em Dijon, França, em 23 de janeiro de 1572, numa família nobre e profundamente cristã. Educada no amor à fé e à oração, casou-se aos 20 anos com Cristóvão II de Rabutin, barão de Chantal. Tiveram seis filhos, mas dois morreram ainda pequenos.


Joana se dedicava intensamente à família e à administração do lar, cuidando também dos pobres e enfermos de sua região. Era conhecida por sua generosidade e serenidade.


Viúva e encontro com São Francisco de Sales


Em 1601, seu marido morreu acidentalmente durante uma caçada, deixando-a com quatro filhos pequenos. Foi um momento de grande dor, mas Joana manteve-se firme na fé.


Alguns anos depois, conheceu São Francisco de Sales, bispo de Genebra, que se tornou seu diretor espiritual. A amizade e direção dele ajudaram-na a aprofundar a vida de oração e a discernir um novo caminho vocacional.


Fundadora da Visitação


Em 1610, com 38 anos, Joana deixou a vida familiar para fundar, com São Francisco de Sales, a Ordem da Visitação de Santa Maria, em Annecy. A nova congregação tinha como missão acolher mulheres chamadas à vida religiosa, mas que não podiam viver uma regra rigorosa de clausura por motivo de saúde ou idade.


A espiritualidade da Visitação é marcada pela humildade, mansidão e pelo serviço aos mais necessitados, inspirada no encontro de Maria com Isabel.


Provações e santidade


Joana passou por muitas provas: a perda de filhos, a morte de São Francisco de Sales e dificuldades na expansão da Ordem. Ainda assim, manteve um espírito de paz e confiança absoluta em Deus.


Percorreu grande parte da França fundando 87 mosteiros, deixando um legado de santidade e doçura.


Morte e canonização


Santa Joana Francisca de Chantal faleceu em 13 de dezembro de 1641, no mosteiro de Moulins, França. Foi canonizada em 1767 pelo Papa Clemente XIII.

É considerada padroeira das viúvas e mães de família.


Oração

Santa Joana Francisca de Chantal, que soubeste unir a vida familiar e a vida consagrada com tanto amor e fidelidade, intercede por nós para que sejamos perseverantes na fé e dóceis à vontade de Deus. Amém.

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page