top of page

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – Primeira santa do Brasil

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 9 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
“Deus me fez sentir que devo fazer o bem a todos.”

A primeira santa canonizada nascida em solo brasileiro

Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, na cidade de Vigolo Vattaro, no norte da Itália, com o nome Amabile Lucia Visintainer. Sua família, como tantas outras na época, emigrou para o Brasil em busca de melhores condições de vida, fixando-se em Nova Trento (SC), onde Amabile cresceu em uma comunidade de imigrantes italianos marcada pela fé, trabalho e simplicidade.


Desde a juventude, era conhecida por seu amor a Deus, dedicação à oração, e disposição em ajudar os necessitados. Aos 12 anos, já organizava grupos de oração e catequese para crianças. Desde cedo, sentiu o chamado à vida consagrada.


Uma vida consagrada ao serviço dos pobres e doentes

Em 1890, aos 24 anos, junto com uma amiga e uma idosa doente, Amabile iniciou aquilo que seria o embrião de uma nova congregação. Fundaram um pequeno hospital improvisado, cuidando de doentes e abandonados, movidas pelo amor a Cristo. Era o começo da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a primeira congregação religiosa fundada no Brasil.


Amabile adotou o nome religioso de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus e tornou-se a primeira superiora da nova família religiosa. Seu lema era:

“Tudo por Jesus, nada por nós.”

Enfrentou muitas dificuldades: pobreza extrema, incompreensões e doenças. Ainda assim, permaneceu firme, conduzindo a obra com coragem, simplicidade e profunda confiança na Providência.


Missão em São Paulo e sofrimento

Transferiu-se para São Paulo em 1903, onde as Irmãzinhas deram continuidade ao trabalho junto aos doentes e idosos. Mais tarde, foi afastada da liderança da Congregação, passando os últimos anos da vida no anonimato, em oração e penitência. Viveu seus sofrimentos com humildade e espírito de reparação, como verdadeira alma vítima do Coração de Jesus.


Faleceu no dia 9 de julho de 1942, em São Paulo, com fama de santidade. Suas últimas palavras foram:

“Seja feita a vontade de Deus.”

Canonização

Foi beatificada em 1991 por São João Paulo II, durante sua visita ao Brasil, e canonizada em 2002, sendo proclamada a primeira santa nascida no Brasil. Seu túmulo, no bairro do Ipiranga (SP), é destino de milhares de devotos.


Espiritualidade e legado

Santa Paulina nos ensina:

  • A viver a caridade de forma concreta, servindo os mais pobres.

  • A oferecer os sofrimentos com amor e humildade, unindo-se ao Coração agonizante de Jesus.

  • A confiar plenamente na Providência Divina, mesmo nas provações.


É padroeira das vítimas de diabetes, dos doentes e das religiosas brasileiras.


Oração a Santa Paulina:

Santa Paulina,tu que puseste tua vida a serviço dos pobres e doentes,ensina-nos a viver com fé, esperança e caridade.Ajuda-nos a confiar sempre na vontade de Deus,mesmo quando ela nos custa.Intercede pelos doentes e por todo o povo brasileiro.Amém.

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page