top of page

Santo Gregório João Barbarigo, cardeal e reformador (1625–1697)

  • Foto do escritor: Diocese de Caruaru - PE
    Diocese de Caruaru - PE
  • 18 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

No cenário de uma Europa ainda sacudida pelos ecos da Reforma e da Contra-Reforma, surge a figura luminosa de Santo Gregório João Barbarigo, um verdadeiro pastor segundo o Coração de Cristo: homem de oração, ciência e ação pastoral incansável.


Nascido em Veneza, em 1625 — no seio da nobre família Barbarigo — Gregório cresceu entre livros, liturgias e a brisa salgada da sereníssima República. Era culto, refinado e profundamente cristão. Sua inteligência o levou a ser diplomata; seu coração o atraiu para o sacerdócio. Ordenado padre, foi logo reconhecido pelo Papa Alexandre VII, que o nomeou bispo de Bérgamo, depois cardeal e, por fim, bispo de Pádua — diocese que ele transformaria com zelo quase apostólico.


Inspirado pelo exemplo de São Carlos Borromeu, Gregório Barbarigo dedicou-se com afinco à formação do clero, à catequese do povo, à caridade concreta e à digna celebração dos sacramentos. Criou seminários, reformou paróquias, visitou os pobres, defendeu os doentes e educou o povo na fé com paciência e firmeza.


Além de tudo, era homem de ciência. Fomentou os estudos bíblicos e linguísticos, fundando bibliotecas e apoiando a pesquisa teológica. Sua fé não era alheia à razão: era uma fé que pensava, meditava e anunciava com sabedoria.


Faleceu santamente em Pádua, no dia 18 de junho de 1697, deixando uma herança de amor pastoral e uma Igreja mais viva, mais bela, mais fiel a Cristo.

Foi canonizado por São João XXIII em 1960, que dele disse:

“Foi o modelo do bispo que o Concílio Vaticano II sonhou antes mesmo de acontecer.”

🙏 Oração litúrgica: Ó Deus, que fizestes de Santo Gregório João Barbarigo um pastor segundo o Vosso Coração, zeloso pela verdade e pela caridade, concedei-nos, por sua intercessão, viver com sabedoria a fé que professamos, para que nossa vida seja testemunho do Vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Se desejar, posso preparar uma arte para publicação ou um breve áudio com esta história! É só pedir!

Comentários


  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2026 por Serviço de Comunicação - Diocese de Caruaru.

bottom of page