São Domingos de Gusmão
- Diocese de Caruaru - PE
- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Fundador da Ordem dos Pregadores (Dominicanos)

Vida e missão
São Domingos nasceu por volta do ano 1170, em Caleruega, na Espanha. De nobre linhagem e profundamente piedoso desde a juventude, foi educado no espírito cristão e logo se destacou pela inteligência, estudo e caridade. Estudou teologia e filosofia em Palência e, após a ordenação sacerdotal, ingressou no cabido da catedral de Osma, onde viveu com austeridade e dedicação pastoral.
Sua grande missão começou quando, em viagem com seu bispo à região sul da França, teve contato com a heresia albigense, que negava vários dogmas da fé católica e arrastava multidões. Domingos percebeu que muitos hereges eram movidos por um desejo sincero de viver o Evangelho, mas estavam seduzidos por doutrinas falsas. Sentiu-se, então, chamado a combater o erro pela pregação e pelo testemunho de uma vida pobre e santa.
Foi assim que surgiu o embrião da Ordem dos Pregadores. São Domingos reunia homens que, como ele, se comprometeram a viver em pobreza evangélica, castidade e obediência, dedicando-se ao estudo, à oração e à pregação. Em 1216, o Papa Honório III aprovou oficialmente a fundação da Ordem Dominicana.
Espiritualidade e legado
São Domingos era um homem profundamente contemplativo. Reunia forças na oração silenciosa e nos jejuns rigorosos. Chorava pelos pecadores e pedia a Deus que jamais permitisse que ele morresse sem ter convertido ao menos um pecador. A pregação era feita com vigor, mas também com ternura, buscando iluminar a inteligência e tocar o coração.
Dentre os legados deixados por São Domingos, destaca-se a grande importância dada ao estudo das Escrituras e à fidelidade ao Magistério da Igreja. Ele via no estudo um caminho de santificação e meio eficaz de evangelização.
A tradição também associa São Domingos à propagação do Rosário. Ainda que não tenha sido seu fundador direto, foi ele quem difundiu esta devoção entre o povo como uma poderosa arma espiritual contra o mal.
São Domingos faleceu no dia 6 de agosto de 1221, em Bolonha, Itália, cercado de seus irmãos de hábito. Foi canonizado em 1234 pelo Papa Gregório IX.
Oração a São Domingos
“Ó glorioso São Domingos,que fostes inflamado de zelo pela salvação das almase fundastes uma ordem dedicada à pregação do Evangelho,ajudai-nos com vossa intercessão a viver com fidelidadea Palavra de Deus e a anunciá-la com alegria.Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Frase de São Domingos
“Falai somente com Deus ou de Deus.”
Comments