São Guilherme de Vercelli, Monge, eremita e fundador
- Diocese de Caruaru - PE
- 25 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

Quem foi São Guilherme?
Nascido por volta do ano 1085 em Vercelli, no norte da Itália, São Guilherme desde cedo foi marcado por uma inquietação interior — sede de santidade, fome de Deus. Órfão desde pequeno, decidiu peregrinar até Jerusalém como penitência e entrega total. Mas sua viagem foi interrompida por um assalto violento no caminho. Em vez de desistir, decidiu entregar-se ainda mais a Deus.
Retirou-se como eremita no monte Virgiliano (hoje chamado Monte Vergine) e ali começou a viver uma vida de oração profunda, jejuns rigorosos e penitência. A sua fama de santidade atraiu discípulos — e logo nasceu ali um mosteiro, com uma regra inspirada na de São Bento, mas adaptada à sua intensa espiritualidade. Era o início da Congregação de Montevergine, dedicada à vida monástica e à devoção mariana.
Caminho de penitência e luz
São Guilherme é símbolo daquele que, ao invés de fugir do sofrimento, o transforma em escada para o céu. Ele fundou não apenas mosteiros, mas vidas novas, almas renovadas, lares espirituais para buscadores de Deus.
Morte e legado
Faleceu no ano de 1142, no mosteiro de Goleto, por ele fundado. Sua santidade continuou a ser reconhecida pelos muitos milagres atribuídos à sua intercessão e pelo espírito de renovação que deixou como herança. Até hoje, Montevergine é centro de peregrinação e espiritualidade viva.
Oração a São Guilherme:
Ó São Guilherme de Vercelli,que buscastes a Deus com todo o vosso coração,ensinai-nos a transformar as dificuldades em ofertas de amor,e a viver com radicalidade o Evangelho.Ajudai-nos a manter o olhar firme no Cristo e os pés no caminho da oração.Rogai por nós, para que sejamos fiéis até o fim.Amém.








Comentários